Dr Augusto Medaglia de Oliveira participou (pela quarta vez) do Congresso Anual dos Cirurgiões Ortopédicos dos Estados Unidos (AAOS Annual Meeting). Neste ano realizado entre os dias 12 e 16 de Março de 2019, na cidade de Las Vegas, Nevada, EUA.
Novas técnicas artroscópicas para tratamento de lesões complexas de manguito rotador foram abordadas, inclusive novidades vindas da Coréia do Sul, como a utilização do cabo longo bicipital em um novo túnel para lesões irreparáveis.
Foram discutidas as condutas atuais para tratamento de luxação de ombro e a tendência americana de indicar cirurgia após o primeiro episódio de luxação em atletas, pois a cirurgia precoce evitaria danos maiores ao ombro com luxações recorrentes e os atletas não deixariam de praticar suas modalidades em virtude do medo de deslocar caso não operassem.
Em excelentes cursos, especialistas renomados como Dr Stephen Burkhart (EUA), Dr John Tokish (EUA), Dr Hiroyuki Sugaya (Japão) e Dr Eiji Itoi (Japão) abordaram as condutas para tratamento de luxação recidivante em ombro com lesões ósseas.
Novamente foi destacada a importância da técnica de Remplissage artroscópico (utilizada pelo Dr Augusto Medaglia há mais de 6 anos), para certos casos de luxação recidivante com lesão óssea no úmero, antes de se indicar cirurgia aberta de Latarjet.