Anatomia Funcional do Ombro

O ombro possui três articulações:
  • Glenoumeral (entre a glenoide, que faz parte da escápula, e o úmero);
  • Acromioclavicular (entre o acrômio e a clavícula);
  • Esternoclavicular (entre o esterno, no peito, e clavícula);

Possui ainda uma superfície de deslizamento entre escápula e costelas (escapulotorácica).

1 - Ligamentos:
Ligamentos são estruturas fibroelásticas que unem dois ossos de uma articulação, promovendo estabilidade e flexibilidade. Fazem parte do sistema de ligamentos da articulação glenoumeral o lábio (ou labrum), uma estrutura fibrocartilaginosa que tem origem na borda da glenoide, e sua continuação, os ligamentos glenoumerais superior, médio e inferior. Este último, o Ligamento Glenoumeral inferior, é o mais importante estabilizador passivo do ombro, formado pelas bandas anterior, inferior e posterior, e está inserido na cabeça umeral.

A articulação acromioclavicular conecta o membro superior ao tórax, tendo como principal função a de sustentação, visto que possui mínima mobilidade articular. Possui ligamentos acromioclaviculares que unem a clavícula ao acrômio (que faz parte da escápula) e dois ligamentos coracoclaviculares que unem a clavícula ao processo coracoide (proeminência óssea oriunda da escápula).

 

2 - Músculos e tendões: 
Músculos e tendões são as estruturas que têm a finalidade de executar movimentos e auxiliar na estabilidade. O maior e mais visível músculo do ombro é o deltoide, que tem origem na clavícula/acrômio e inserção na diáfise do úmero. É o principal levantador do braço, também tendo função protetora articular.

Os 4 músculos e tendões do manguito rotador têm origem na escápula e inserção na cabeça umeral e auxiliam de maneira ativa na estabilização do ombro e movimentação do braço, mantendo a cabeça umeral centrada à glenoide (osso da escápula), atuando em conjunto com grandes músculos (deltoide, peitoral e grande dorsal). O tendão supraespinal (antigamente chamado de supraespinhoso) realiza elevação/abdução/flexão; o tendão subescapular é responsável pela rotação interna; os tendões do infraespinal e do redondo menor realizam rotação externa. O bíceps tem uma de suas origens (cabo longo) intimamente relacionada com o manguito, ao se projetar do ápice da glenoide superior e mergulhar na goteira bicipital, passando pelo intervalo entre o subescapular e o supraespinal (intervalo rotador), tendo função auxiliar estabilização ativa e flexão de ombro.

TOP
Augusto Medaglia Médico Ortopedista Especialista em ombro